Voltar

Sínodo 2022

De 29 de abril a 1 de maio realizou-se o Sínodo anual da Igreja Metodista Portuguesa com o tema “Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo” tendo por base o versículo de João 2:2.

Na sexta-feira, para além da reunião do Conselho Presbiteral aconteceu também em formato online a primeira sessão dos trabalhos para os delegados, que teve início com um tempo devocional dirigido pelo Pr. Fernando Marques. Nesta sessão foi ainda possível dar atenção ao relatório do Bispo e aos relatórios dos Departamentos das Mulheres e da Juventude.

No sábado, 30 de abril, a igreja de Aveiro acolheu os trabalhos presenciais deste Sínodo. Dos vários assuntos que fizeram parte da agenda destaca-se o tempo de saudações apresentadas pelos convidados presentes, D. António Moiteiro, Bispo Diocesano de Aveiro, pelo Rev. Leão Neto da Igreja Metodista da Grã-Bretanha e da Pra. Sandra Reis, Presidente da Igreja Presbiteriana de Portugal, assim como o tempo  de reflexão sobre a Igreja em Missão e a apresentação dos relatórios da Comissão Executiva.

Já no período da tarde, aconteceu a apresentação e votação das candidaturas ao Ministério Presbiteral e Diaconal, tendo os 7 candidatos sido aprovados. As candidatas ao Ministério Diaconal iniciarão o tempo de prova enquanto os candidatos ao Ministério Presbiteral prosseguirão com os estudos teológicos.

Foi apresentada também um proposta para que a Igreja se torne mais sustentável e ecológica, dando assim mais um passo para o cuidado com o planeta e a criação.

Procedeu-se ainda à eleição dos diferentes órgãos da Igreja, tendo os mesmos ficado constituídos da seguinte forma:

Comissão Executiva - Bispo Sifredo Teixeira, Pr. Eduardo Conde, Pr. Emanuel Dinis, Jorge Felício (Tesoureiro), Agílio Abrantes, Ana Almeida, Ana Paula Magalhães, António Moreira, Arminda Fernandes (Vogais).

Conselho Fiscal - Ana Vilaça (Presidente), Ana Fernandes, José Gamelas.

O encerramento oficial aconteceu no domingo, 1 de maio, nos cultos das várias igrejas locais, com uma mensagem em vídeo sobre tudo o que se viveu no Sínodo e onde se reforçou a necessidade de se partilhar Cristo na palavra e na ação.

Partilhar Notícia